sábado, 7 de junho de 2014

Opinião #1

E aí, galera? Desta vez, trago um post de opinião no geral. É apenas algo que vou fazer algumas vezes.

Assuntos:
1. Nojo de jogos da Disney:
Os jogos feitos pela própria Disney são os piores. Nunca vi jogos tão ruins. Testei Ultimate Band e Battle of the Bands para DS, ambos são lixo. Se for ver a lineup da Disney então, nossa. Só tem lixo. Único jogo que é muito bom é Donald Duck: Goin' Quackers. O resto, só lixo.

2. Sem Splitscreen?
Na época que eu comecei no mundo dos games, reuníamos a galera para jogar jogos em Splitscreen(tela dividida), hoje, isso acabou. Não tem quase nenhum jogo com tela dividida em multiplayer para consoles. TODOS hoje requerem conexão com internet para jogar multiplayer. Os únicos games que tem splitscreen hoje em dia são os Party Games(GH/RB/IIDX/DDR/FIFA/PES) ou Splinter Cell. PS1, N64, PS2... Todos eles tinham verdadeiros jogos multiplayer, o mais lembrado é Goldeneye 007(N64) com 4 Players locais. O que aconteceu com esta nova geração??? Será que só tende a piorar???

3. Gráficos vs Jogabilidade:
Mais um ponto porque a nova geração é muito fraca comparada com a antiga(PS2). Os games eram verdadeiras obras de arte, com jogabilidade excelente. Hoje em dia, só gráficos. Exemplo o lixo Lords Of Shadows, só tem gráficos, o jogo é uma bosta de jogabilidade. Para mim, o que importa é jogabilidade e conteúdo no game. Outro exemplo é o Dance Central, aquela bosta de jogo de dança tem jogabilidade ruim, gráficos pra lá de excelentes e pouco conteúdo(32 músicas). Na mesma época, DDRX3 tem mais de 150 músicas, gráficos muito feios e jogabilidade excelente.
Minhas prioridades na avaliação de um game são: 1.Jogabilidade, 2.Conteúdo(coisas para fazer/itens/músicas), 3.Multiplayer Splitscreen ou LAN[PC](faço a avaliação cair bastante se não tiver SS/LAN)(online pra mim não presta, nem sempre a internet ajuda) e 4.Gráficos. Sou um gamer da velha guarda(1996), gráficos bons e itens 1, 2 ou 3 ruins ou inexistentes é avaliação negativa. Se um game não tiver multiplayer splitscreen e só tiver mp online, é 2.5 a menos na média final. E se travar onde não poderia(console), também perde pontos. Só priorizo gráficos em um simulador(The Sims/SimCity) ou em um Visual Novel, o qual eu realmente reparo nos desenhos mostrados na tela.

4. Travamentos em Console:
Uma vez, peguei The Sims 3 para meu DS. O jogo, além de pouco conteúdo, travava direto(travamento rápido). Um jogo em sua versão final(lançamento) NÃO PODE travar em um console, salvo se for diagnosticado problema do próprio console ou um disco ruim. Não conto PC, pois o PC tem vários motivos para travar um jogo nele.
No 360, por exemplo, se um jogo trava por problemas do disco, o consoles simplesmente sai do jogo exibindo erro de leitura, mas ás vezes ele não faz isso e simplesmente trava, travando também o console. Isso é problema de leitura, mas em jogos digitais, eles não tem esse problema de leitura, por isso uso R4 em meu DS, garantia de 90% contra travamento, já que se o jogo trava, tenho de religar o DS. No DS, quando um jogo dá problema, o R4(Moonshell) exibe um erro de leitura da rom, o que pode ser falta de firmware(versão atualizada do Moonshell) ou suporte à rom sendo reproduzida. Só resetando para resolver. Já o The Sims 3 teve vários casos de travamentos rápidos(o qual o jogo para e continua) com Acekard 2*, CycloDS*, DSTT* e vários outros flashcarts disponíveis por aí para DS.

5. O que o DS tem e o que falta?
DS, ou Nintendo Dual Screen é um vídeogame portátil da Nintendo, talvez um dos melhores. Um vídeogame com suporte á touch screen e gráficos 3D básicos(3D não é tão bonito no DS quanto no PSP, mas dá para o gasto). Tem suporte a homebrew(jogos indies) pelos flashcarts(R4, CycloDS, Acekard, DSTT...) ou pelo DS Homebrew Kit(Kit vendido por James Gardner, produtor de DS Game Maker). Só falta uma homescreen(que em parte pode ser substituída pelo firmware do flashcart) e suporte a DLC(poucos jogos suportam DLC para DS), já que no DS não dá problema se conectar na Nintendo WiFi Connection com jogo pirata. A Nintendo não bloqueia DS como faz com Wii destravado. Ou como a Sony faz com PSP destravado conectado à PSN. Ou seja, o DS é imbatível na WFC(já conectei para jogar Yugioh 5Ds e Castlevania Portrait Of Ruin online. E conectei o Jam With the Band para baixar músicas). Não posso dizer mesmo do 3DS, pois ao que parece, tem bloqueio de região nele. O DS é totalmente aberto para desenvolvimento de games e aplicativos se você tiver um Flashcart, não precisa se registrar junto à Nintendo pra isso. E outra coisa, o DS tem uma função chamada DS Download Play. O DS Download Play permite você baixar rapidamente uma versão limitada do game do DS de seu amigo(se ele abrir a opção One Card/Download Play no game)(Funciona apenas em Ad-hoc[conexão local]). O Download Play foi apenas feito para poder testar demos de jogos no Japão através das Nintendo Download Stations, mas deu tão certo que foi incluída essa opção em vários jogos. Outra função legal do DS é inserir um cartucho de GBA(GameBoy Advance) para expandir um jogo de DS(Harvest Moon DS e Harvest Moon FoMT/Daigasso Band Brothers e Band Brothers Content Cart) e rodar jogos de GBA no DS com tela mais clara. Legal, né? Bom, o que mais falta no DS é uma melhor qualidade nos jogos, já que tem alguns que são horríveis. É uma pena que a cena homebrew do DS tá sumindo aos poucos, agora que estão destravando o 3DS, os makers começaram a avançar para o mesmo. E os servers da Nintendo WFC(só para jogos publicados pela própria Nintendo, veja a lista) foram desligados no mês passado. Para jogos da Konami e outras produtoras que usam WFC ainda podem ser jogados em WiFi.

2 comentários:

  1. O Melhor POST que você fez Renato!
    Parabéns! É isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No #4 tá a explicação pq não gostei do The Sims 3 de DS. Valeu, que bom que gostou.

      Excluir

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.