sexta-feira, 19 de março de 2021

Som Surround e o Poder de um Bom Equipamento

Fala, gamers! Beleza? Bom, hoje lhes trago uma opinião sobre áudio, que muita gente não dá importância nos games, mas ele pode trazer a sensação de imersão nos jogos.

Primeiramente, o que é Som Surround? Som Surround é aquele tipo de som que traz imersão através de 5 ou 7 canais de áudio mais um canal de graves, chamado subwoofer ou LFE.

Mas, como assim? Como funciona? O som surround(surround sound Quad, 5.1, 7.1, Atmos, DTS:X) emite som em cinco, sete ou até mais canais de áudio, a fim de você conseguir ouvir passos vindo de sua direita pela caixa de som surround direita ou sentir uma explosão ao longe através de sub-graves intensos providos pelo Subwoofer(caixa de som que emite sons graves e subgraves(abaixo de 150hz).

Som Surround 5.1 representado em imagem
Som Surround 5.1 representado em imagem ao lado.

Surround não é uma coisa nova, ele começou nos DVDs, utilizando Pro Logic no Playstation 2, que tinha um processador de som PODEROSO capaz de mudar totalmente a percepção sonora de vários jogos através de surround sound Dolby Pro Logic II.
Até jogos simples como Dance Dance Revolution Extreme 2 e Supernova 2 soavam muito diferente em um aparelho de som compatível com Pro Logic II, e o Playstation 2 abria Pro Logic quando um aparelho compatível estava conectado via cabo de áudio ao console.

Mas, avançando para atualmente, vemos muitos jogos sendo lançados com opção de som surround. Eu jogo alguns como Rainbow Six Siege, cujo áudio é lindo em surround. Porém, pena que meu headphone não é tão bom pra surround, já que ele precisa do aplicativo da Logitech pra isso.
E nisso chega a parte do "Poder de um Bom Equipamento". Comprei um Pioneer VSX-532 AV Receiver em junho de 2019.

Pioneer VSX-532 AV Receiver

O Pioneer VSX-532 é um receptor de áudio e video da Pioneer que recebe sinal áudio e video de aparelhos com HDMI, AV e Bluetooth e os envia para as partes necessárias(video para TV e áudio para as caixas de som), aplicando um processamento a fim de deixar o som com mais qualidade.
Por exemplo, um áudio Bluetooth estéreo como uma música, o aparelho vai mixar e mandar nas 5 caixas de som e jogar os graves para o subwoofer.
Áudio de Playstation 4 ele vai apenas decodificar a mixagem feita e mandar o sinal de áudio para as caixas e a imagem para a TV, aplicando HDR, UHD(4K) e 3D Side by Side quando possível(se o jogo e a versão do console suportarem tais features). Normalmente, ele vai aplicar uma leve correção na mixagem a fim de deixar o som melhor e recuperar informações perdidas por compressão(compressão causada por encoding). Essa correção que o aparelho faz é apenas aplicar uma equalização nos canais, a fim de jogar o que deve nos canais corretos, como graves e subgraves no subwoofer e médios e agudos para as caixas. Outra correção que ele faz é correção de tempo/sincronia, a fim de reduzir a diferença percebida entre áudio e video por causa de TVs LCD. Essa correção é mais percebida em jogos musicais.
Em PC, ele só vai puxar Dolby Digital e DTS em Netflix ou Kodi. Para jogos turbinados por Dolby Digital ou DTS, é necessário uma placa de som adicional instalada no PC, já que as placas de video não suportam enviar essas codificações para jogos, e não há incentivo para o suporte, já que gamers não se importam com isso no PC. O surround vai funcionar normal, porém, não tão bem mixado quanto os desenvolvedores colocam no jogo. E a correção de sincronia também vai ser aplicada se o usuário assim selecionar no menu do aparelho.

Tá, e em que tudo isso irá me ajudar? No caso de um bom aparelho, você também pode conectar vários dispositivos via HDMI nele, e o mesmo agir como um hub. Ao invés de gastar várias HDMIs na TV, você usa uma para conectar o aparelho, e seus outros dispositivos conectam-se nele.

Além disso, ao jogar, a experiência fica muito melhor, já que você ouve tudo o que está acontecendo ao redor de si. É muito melhor jogar em um home theater do que com um fone.
E, o Receiver também pode agir como um amplificador, que é como eu uso meu Pioneer durante a noite e madrugada, já que pode deixar o volume baixo para fone e ajustar para que o som de fundo e vozes venham no mesmo volume. Enfim, tem muita coisa na qual um aparelho desse ajuda, mas a principal delas é a imersão pelo som.
Para fones:
O aparelho como falei acima, pode agir como um amplificador para fones, o VSX-532 no caso pode enviar até 80W para cada canal no fone. E, ele pode processar som surround e trazer virtualizado para fones, utilizando uma feature chamada Headphone Surround(Phones Surround). O som surround de fone deste aparelho é muito melhor do que qualquer fone com surround via software consegue entregar, já que o surround dele é via hardware e entregue via porta de fone(P10).
Além, é claro, de oferecer um alto alcance dinâmico no som.

No mais, pode ajudar muito na imersão. É caro, mas quando o setup está montado, vale muito a pena usar.

2 comentários:

  1. Esclarecedora. Não conhecia esses atributos de som dos jogos e música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som ajuda muito na imersão no jogo, por isso a procura de headsets que imitem configuração de home theater com 5.1 e 7.1.

      Excluir

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.