quinta-feira, 6 de maio de 2021

Mobilidade nos Games

Fala, gamers. Tudo bom? Hoje irei comentar sobre mobilidade nos games. Mas, o que seria mobilidade nos games?

Mobilidade é a questão de você poder jogar em qualquer lugar, através de um dispositivo com bateria tanto embutida, quanto externa. Atualmente, existem alguns dispositivos portáteis para isso, e falarei deles agora.

NINTENDO SWITCH:

Vamos começar com o mais famoso, o console híbrido da Nintendo(review dele aqui), o Switch. É um console que tem uma tela de 7" em modo portátil, mas possui também o que se chama de Dock, a qual transmite para uma TV e coloca a imagem em 1080p(1920x1080). Possui tanto jogos físicos em cartuchos, como jogos digitais via download. É um excelente console, com uma bateria de 3h30m de duração em capacidade máxima. Para mim, é um bom console, com jogos atrativos, como Fire Emblem, Pokémon, Mario, Legend of Zelda e outros clássicos, além do serviço de assinatura dele ser bom para quem gosta de jogos clássicos, como Donkey Kong Country e Super Mario World. Infelizmente, alguns clássicos não entraram por licenciamento, mas, fora isso, está bom. O desempenho dele em modo portátil é surpreendente, já que com um notebook em potência total, você tira no máximo uma hora de jogo. Se quiser mais detalhes, leia minha análise sobre ele. Mas, para mim, consigo tirar um bom tempo de jogo com ele, gostei do console, tem uma construção boa e dá pra jogar jogos frenéticos como Fire Emblem Warriors e outros.
Tipo de mobilidade: TOTAL.

GPD WIN:
Portátil da coleção GPD, o GPD Win possui um bom desempenho para seu propósito, os emuladores e jogos leves. A construção dele é estilo Nintendo 3DS, só que troca a tela inferior por um teclado, já que o sistema sob o qual o console roda é Windows 10.
Segundo pesquisas no Ultrabook Review, o GPD Win suporta até 4h04m de duração de bateria em carga máxima jogando ou 16h assistindo um filme. Porém, o máximo que ele aguenta são jogos de 2010 para trás.
A faixa de preço dele é em torno de R$5.000, levando em conta o preço de lojas de importação como Shopee e Banggood.
Tipo de mobilidade: TOTAL.

NOTEBOOK GAMER:
Outro gadget móvel muito comum é o notebook gamer. Existem notebooks de várias marcas e capacidades, mas o mais comum e recente é o Acer Aspire Nitro 5, o qual é um dos mais potentes da Acer. Porém, notebook gamer é feito para apenas poder levar para outros lugares, não jogar em movimento ou longe de uma tomada. Então, para quem só quer poder levar para uma Gaming House ou pra fora do país, o Notebook Gamer é a melhor escolha.
Tipo de Mobilidade: PARCIAL(precisa de tomada para tirar o melhor desempenho).

CELULAR ANDROID/IPHONE:
Outro dispositivo muito comum, popularizado pelos jogadores de Garena Free Fire e PUBG Mobile são os celulares, os quais suportam estes jogos. O runtime de bateria deles é entre 6h e 8h de bateria(levando em conta jogos intensos como Dynasty Warriors Unleashed em um Moto G5).
O maior ponto dos celulares são serviços como XCloud, In-home Streaming(a cópia fajuta de Remote Play feita pela Valve) e Stadia(que hoje está mais na corda bamba entre a vida e a morte). Porém, o ponto fraco dos celulares atualmente é que, ou você pega emuladores para jogar, procura muito por jogos offline, ou fica preso a WiFi/3G. Achar um jogo offline em um mar de jogos com microtransação no Android é como procurar agulha em um palheiro.
E falando sério, jogar em touch é MUITO ruim. Eu nunca gostei, e celular não funciona bem com gamepad. E quando funciona, o jogo não aceita, como é o caso de Call of Duty Mobile.
Tipo de Mobilidade: PARCIAL(necessita ponto WiFi ou conexão 3G, para quem não quer jogar emuladores).

Enfim, qual a opção mais em conta? Em relação a isso, tem que ser analisado. Para mim, que gosto de jogos bons como Fire Emblem, fico com o Switch, pelo gamepad já embutido no console e a facilidade de jogar nele. Mas, quem gosta de jogar Free Fire ou jogos grátis, vai para um celular, pela média de bateria dele.
GPD Win e suas outras versões é pra quem tem dinheiro para gastar, tem boa performance, mas são muito caros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.