domingo, 20 de outubro de 2019

Análise: Nintendo Switch(NS)

Olá, gamers. Tudo bom? Hoje lhes trago uma análise do console Nintendo Switch, o qual comprei no dia 27/09 em uma locadora de minha região.
Na embalagem, vieram o tablet, que é apenas a tela e tudo que forma o console em si, os joycons separados, a grip, cabo de força(AC), cabo HDMI com suporte a 1080p60 7.1 surround, um strap para cada joycon, sendo dois e alguns folhetos sobre o console.
Montei o console adequadamente, encaixando os joycons no tablet, formando o console portátil em si, já que os joycons eram destacáveis e encaixando o console na dock, depois de tê-la conectado ao receiver e à força.
Deixei carregando. Uma coisa que notei, é que o console não dá nenhum sinal de que está carregando, então, acabei pensando que não estivesse na carga. Mas, resolvi deixar fazer a carga.
A carga completa do console demorou mais ou menos três horas, e fiquei jogando algum jogo no PS4 enquanto isso.
Com a carga completa, resolvi testar o console na dock, pra configurá-lo a minha maneira. Liguei pelo power e notei que o boot do mesmo é muito rápido. Fui recebido pelo logo Nintendo Switch na tela(uma TV de 32") e em seguida, a tela de desbloqueio.
Pressionei A e comecei a configurar o console. Realmente, achei muito fácil a configuração dele, a Nintendo realmente me impressionou neste ponto. Menus muito flexíveis e ágeis, não notei qualquer demora na resposta dos menus.
Na tela principal, na parte de cima tem o seu ícone de jogador, que é o usuário no sistema. No canto superior direito tem o relógio, que você pode acertar na configuração, o medidor de sinal WiFi, o medidor de bateria e só.
No meio, tem os jogos o qual você tem instalados ou que já jogou em seu console(apenas carts aparecem nesse caso). Jogos em cart aparecem com um icone de cartão ao lado do nome acima da logo. Clicando na logo, contanto que o cart do jogo esteja inserido, ou o jogo está instalado, vai imediatamente a uma tela preta com Licensed by Nintendo em cima e NINTENDO SWITCH em baixo. Para fechar um jogo após rodar, basta apertar o botão home, selecionar o jogo, pressionar X, selecionar Fechar e pressionar A, e o jogo será fechado, mesma coisa com alguns aplicativos disponiveis pro Switch.
Na parte de baixo, tem o botão para acessar as notícias, área a qual é bem mais ágil que no Playstation 4, onde você pode se inscrever em canais RSS e receber notícias dos mesmos. Tem o botão da eShop, a loja da Nintendo, a qual também é mais ágil que a Playstation Store, onde você pode acessar e baixar aplicativos e jogos disponíveis para o console. Tem um botão para abrir o album de fotos, que você pode abrir seu álbum de screenshots. Botão de configuração dos joycons, configuração do sistema e botão de descanso(que você pode por o console em modo de descanso).
O Switch portátil possui uma tela de 6.2 polegadas, em resolução de 1280x720 pixels, ou 720p, dois alto-falantes estéreo, que tem um som mais ou menos, uma entrada para fone de ouvido, uma entrada para cartuchos, uma para micro SD, botão de volume e power, além da saída de ar do console. E falando sério, em jogo tenso, o videogame esquenta muito.
Já falei da parte externa, vamos ao software. Baixei Warframe, e minha nossa, demorou quase 4 horas para baixar o jogo, download via WiFi nele é muito demorado. Como eu não tinha jogo, baixei um multiplataforma que tinha na área de jogos free to play da eShop americana(sim, não tem trava de região no console).
Jogando Warframe em modo portátil, não percebi em nenhum momento quedas de framerate abaixo de 30 FPS, que é o padrão se estiver em qualidade máxima, que eu preferi deixar. Ainda assim, não percebi problemas com o gráfico, que era muito bonito no próprio Switch.
Primeiro dia com o console, com a bateria completamente carregada, joguei mais ou menos 3h30m em luz máxima até a bateria cair a 4%. Impressionado, é outro ponto que gostei no console.
Alguns dias depois, recebi meu primeiro cart, Fire Emblem Warriors, que eu havia comprado no dia que comprei o Switch.
Fiz outro teste de bateria, e Fire Emblem Warriors puxou até 3h25m de gameplay ininterrupta, sendo um pouco mais pesado que o Warframe. Nada que me deixou a desejar no console, pois esperava no máximo 3h00m antes de fazer o teste com Warframe.
No dock, já percebi um pouco mais desempenho, e podendo ativar o modo de desempenho máximo(60 FPS) no Fire Emblem e Warframe. Som surround 5.1(meu setup é 5.1, mas o Switch suporta 7.1) realmente impressionante. Switch parece que tem um matrixer surround, pois está muito melhor equalizado que Warframe no PC. Nintendo diz ser áudio PCM, mas parecia mais com matriz de áudio surround(encoder/decoder)
Em relação aos joycons. Percebi um pouco de complicação ao jogar, mas nada que estragasse minha diversão no modo portátil. Já no modo dock, com a grip, ficou bem melhor.
Agora vem a questão que você deve estar esperando: Devo comprar um Switch? Ou espero e compro um PS4 ou XBOX One?
Depende muito. Você conhece o console? Conhece os jogos? Conhece o que ele tem? Gosta de Mario? Zelda? Fire Emblem? Kirby? Vai conseguir pagar os jogos caros do console? Recomendo pesquisar sobre o console antes de decidir comprar. Eu mesmo pesquisei bastante, apesar de hoje estar satisfeito com o mesmo, que me atende muito bem nos jogos que quero jogar.
Pontos positivos:
+>Agilidade nos menus e sistemas online, como eShop e Notícias;
+>Beleza nos icones de jogo;
+>Fácil instalação;
+>Desempenho excelente em muitos jogos;
+>Features adicionais legais, como som surround, o que não é esperado de um console portátil;
+>Boa durabilidade de bateria;
+>Ótimos jogos que destacam o console e suas features;
+>Serviço de assinatura mais barato que PS4 e XBOX One, chegando a 70 reais por ano.

Pontos negativos:
->Jogos CAROS, alguns engraçadinhos chegam a cobrar R$700,00 por um jogo edição base físico;
->Downloads EXTREMAMENTE lentos;
->Placa WiFi de má qualidade, causando lag em jogos multiplayer;
->Jogos online de desempenho sofrível;
->Ter que pagar para jogar online em jogos oficiais(pagos);
->Alguns podem ter dificuldade com o manejo dos joycons.

P/N: Não é tanto um defeito, mas pode, dependendo do setup, fazer com que sua TV ligue do nada. Isso é desativável no menu. Chama-se Consumer Electronics Control, como uso receiver, não tenho problemas com ele neste caso.

Veredito:
É um bom console, mas feito para quem joga jogos single player e gosta de jogos com história. Possui bom desempenho em jogos exigentes e se comporta bem com acessórios fora de sua alçada, como Receivers 5.1/7.1. Bateria de boa duração, 3h30m como o máximo. Design de software bonito, design externo bonito e tudo o mais. Recomendo para quem quer jogar fora de casa, tipo no carro ou avião. Possui ótimas features que são em parte aproveitadas por third parties, como o sensor de movimento até no Warframe e Overwatch. Destaques do console são os vários jogos do Mario, como Smash Bros, Mario Maker, Mario Kart e outros. Mas, é um console que vai sofrer online, já que vários jogos online tem problemas com o console, como Arena of Valor e Smite.
Com isso, eu estou satisfeito, já que não peguei Switch por causa de jogos online, quero jogar os jogos da Nintendo mesmo, os exclusivos e alguns thirds.

4 comentários:

  1. Análise muito consciente. Após ler sua opinião e todo o contrato eu não compraria o console. Ainda optaria por PS4 ou XBOX!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, porém, em PS4 e XBOX One, geralmente paga-se por cerca de 30, 40h, por jogo. No Switch, um jogo que paguei, mais de 120h. PS4 e XBOX One se destacam em jogos multiplayer e grandes. Mas no fator família, Switch ganha disparado por ter jogos preparados.

      Excluir
    2. Apesar disso, eu agradeço sua opinião, estou aqui para expor meus pontos e ouvir os outros. Os pontos negativos não me decepcionaram muito, porque o online, você paga 70 reais ao ano, 50 reais a menos que no PS4 e XBOX One. Além disso, Switch é feito para multiplayer local, não online, jogando com familiares, como Smash Bros, Mario Kart 8 Deluxe, que inclusive estou esperando chegar o meu.

      Excluir
  2. Correção: onde se lê contrato endenda-se conteúdo!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.