sexta-feira, 2 de julho de 2021

Introdução Ao Home Theater

Olá, gamers. Tudo bom? Hoje venho trazer um dos assunto programados para o blog, Introdução ao Home Theater. Eu já estava programando para falar sobre áudio, já que este blog também fala sobre entretenimento além de jogos.

Então, vamos lá.

Home Theater significa Cinema em Casa, ou Cinema Doméstico. Tem esse nome por causa do ato de assistir filmes em casa, em uma sala equipada com um aparelho de home theater e um aparelho de televisão.

O Home Theater é composto por uma TV, que pode ser do tamanho que o usuário preferir e um equipamento de áudio. Algumas pessoas utilizam um aparelho de som, como um rádio, que geralmente possui entradas auxiliares para conectar o áudio da TV, equipamento de TV via satélite ou um reprodutor de mídia ótica(DVD ou Blu-Ray). Outras, utilizam equipamentos especializados de Home Theater, chamados Receivers(receptores) de Áudio e Vídeo.
E uma parcela do povo também compra equipamentos mais simples do que receiver e um pouco mais caros que rádios, o que eu chamo de Mini Home Theaters, como o Logitech Z906. São chamados de Mini porque são bem pequenos, contam com poucas funções e são feitos para quem não quer gastar muito dinheiro com isso. Eles tem o básico, que são cinco caixas de som pequenas e um mini subwoofer(caixa de som responsável por sons graves, explicarei mais à frente).

Para quem quer investir em um home theater, o que ele precisa ter? Um home theater precisa ter um local adequado, como a sala de uma casa ou apartamento, um sofá para o usuário, a família ou amigos assistirem e um equipamento de áudio.
A TV, como falei, pode ter o tamanho que o usuário quiser, não existe um requerimento de tamanho para considerar a TV parte de um home theater.
O equipamento precisa de uma central que recebe áudio para distribuir para as caixas de som e as caixas de som adequadamente calibradas. A central, dependendo do aparelho, pode ser uma mais simples com poucas funções(como o Z906), ou uma mais complexa, como um receptor de áudio e video de marcas famosas como Sony(Sony Muteki) ou Yamaha. Existe também o conglomerado Marantz, formado pelas marcas Pioneer, Denon, Onkyo e Marantz, cujos receptores são os melhores do mercado, trazendo boa potência e uma alta gama de funções e calibragens. Eu, como disse antes, possuo o Pioneer VSX-532, um equipamento hoje considerado de entrada da Pioneer, mas que tem muita qualidade de áudio.
Os equipamentos mais complexos possuem entradas de video HDMI(interface multimídia de alta definição) e RCA(plugues antigos, para equipamentos de áudio como CD Players ou video como DVD, também chamadas de vídeo composto). Não se usa mais entradas video componente nos receivers, todas foram trocadas pelas HDMIs, que possuem mais qualidade e uma melhor codificação(explicarei mais à frente).
Sobre as caixas de som, existem vários tipos, como bookshelfs(estante), torres e satélites. A modalidade satélite é utilizada em home theaters mais simples. Elas são pequenas, tem um limite de frequências que podem reproduzir, mas algumas tem uma boa potência. Eu uso cinco caixas satélite da Onkyo, de 120W, e meu aparelho é um Pioneer de 80W.
As Bookshelfs, ou caixas de estante, são melhores que as satélites, conseguem reproduzir uma gama mais alta de frequências. Elas são mais caras, saindo aproximadamente entre R$1.000 e R$1.999 por par, porém, melhor qualidade de som e maior alcance.
E, ainda nas caixas de som, temos as torres. As torres conseguem reproduzir todo o espectro de frequencias entre 20hz e 20khz e tem muita potência. Algumas chegam a fazer os aparelhos desligarem por alta temperatura(sim, os aparelhos esquentam com volume alto) por causa do volume.
Continuando nas caixas de som, uma outra parte de um home theater é a parte do impacto sonoro, e isso é dado por caixas de som especializadas em sons graves e subgraves, chamadas de Subwoofers. Elas são feitas para reproduzir sons abaixo de 150hz, que são os sons que dão mais impacto em filmes, como explosões, tiros pesados e outros elementos. E, eles se dividem em dois tipos. Sidefire e downfiring.
Subwoofers side-fire, ou side firing, são subwoofers cujo alto-falante fica na lateral, e são usados geralmente para ficar em estantes, não causam tanta trepidação.
Os DownFiring tem seu alto-falante na parte de baixo, e são feitos para ter impacto no chão do local. O som bate no chão e causa vibração na sala inteira, podendo até trepidar janelas. Aconselha-se usar janelas de partes presas(deslizar) quando se tem um downfiring na sala, o que vai evitar barulho causado pela trepidação(sim, trepidação de janelas causa barulho, ainda mais janelas de ferro).

A Calibragem:
Como calibrar um home theater? Os Home Theaters mais especializados(receivers) ou feitos para computador(minis/Z906) possuem um utilitário de calibragem e um microfone especializado:
No Z906 da Logitech, utiliza-se a calibragem de som do Windows, já que o Z906 é feito para quem quer usar no computador apenas.
Já em receivers, cada um tem o seu, como o MCACC da Pioneer, YPAO da Yamaha, Audyssey da Denon/Marantz e por aí vai.
O utilitário de calibragem vai emitir sons em ruído branco(MCACC) ou eletrônicos(Audyssey) a fim de testar e verificar quais frequencias que as caixas conseguem reproduzir, além de verificar a distrância em pés(Pioneer) ou metros(outros receivers) das caixas em relação ao microfone de calibragem. Após a emissão e captação dos sons, o utilitário vai fazer os cálculos necessários e apresentar uma configuração que o mesmo considera adequada, distância, volume e equalização, além de frequencia de crossover(frequencia que o som passa do subwoofer para as caixas de som).
Após os resultados, pode-se alterar as configurações se acha que não são adequadas.

A Instalação:
Para instalar um home theater, são três etapas. Conexão, Disposição das Caixas e Calibragem.
A conexão é feita conectando um cabo HDMI do dispositivo para o receiver, e um cabo do receiver para a TV. Quando se usa o áudio vindo da TV, pode-se usar o ARC(audio return channel), que é uma função do HDMI para retornar o áudio da TV para o receiver.

Disposição das Caixas de Som:
As caixas de som são dispostas como na imagem:

Sistema 5.1(cinco caixas de som e um subwoofer):
Uma no centro e duas equidistantes em 60º em relação ao ouvinte. Duas nas laterais que são as chamadas Surrounds(em torno). Subwoofer pode ser na frente ou na lateral.
No sistema 7.1, acrescenta-se duas caixas atrás do sofá.
E, em 9.1(7.1.2)/11.1(7.1.4), acrescenta-se caixas de som no teto, dispostas duas sobre o sofá e duas sobre a estante. Ou duas no meio da sala em 9.1.
No caso de 11.2, mantém-se a disposição e acrescenta-se um subwoofer a mais.
A numeração significa que, o que vem antes do ponto é o número de caixas de som, e o que vem depois é o número de subwoofers. Geralmente, a quantidade de subwoofers no sistema é definida pelo próprio aparelho de áudio(receiver), alguns possuem potência para dois subwoofers.
Essa disposição é feita para melhor experiência sonora, já que as caixas traseiras irão emitir sons que devem ficar nas costas.
 
O Home Theater e os Games:
Agora, vamos ao motivo pelo qual esta postagem está em um blog de games. Pode-se sim usar home theater para jogos. Em jogos de história como The Witcher, o jogador terá uma imersão maior ao jogar em Home Theater ao invés de fones de ouvido.
Dá para saber quais jogos são preparados para experiência em Home Theater, porque na capa, estará algo como Dolby Digital Plus ou DTS HD Master Audio(na capa de The Witcher 3 de PS4 está DTS HD Master Audio). Cada sistema utiliza-se de um estilo de mixagem, irei explicar sobre eles em postagens separadas.
Ao contrário de um filme, a mixagem para home theater em jogos é baseada na perspectiva sonora 3D, como a voz sai na traseira se o personagem estiver atrás do protagonista.
Outro jogo que pode se utilizar bem de um home theater e causar uma boa imersão é a franquia Rock Band. Jogar Rock Band com home theater é um espetáculo. Todas as músicas do jogo são mixadas para home theater, e você se sente no palco devido ao som do jogo.

O Foco Nos Filmes:
Indo para os filmes, alguns entusiastas mantém servidores de mídia e colocam centrais multimídia turbinadas por PCs com Kodi Media Center ligadas aos receivers nos cômodos da casa. Isso é discutido no fórum do Kodi.
Também pode usar softwares de streaming como Netflix e Amazon Prime Video e conectar um dispositivo compativel com esses softwares a um receiver para assistir filmes. O receiver vai detectar o formato de áudio vindo do sistema de streaming e emitir o áudio adequadamente.

Conclusão:
Para quem quer aprofundar um pouco, um home theater pode ser bom. Mas, precisa-se ver o quanto quer gastar com isso, pois um receiver mediano como o Pioneer VSX-532 não é barato. Irei falar mais sobre features dos receivers em outros posts da tag hometheater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.