segunda-feira, 12 de julho de 2021

Nintendo Switch: Joycons

Olá, gamers. Tudo bom? Hoje venho falar um pouco dos controles do Switch, os Joycons.

Os joycons são os controles mais básicos do Nintendo Switch. Eles vem desconectados do console quando o console é desembalado. Se fala joycons porque geralmente são comprados em pares e vem um par em um novo console.

Eles são classificados entre joycon esquerdo, que possui um direcional analógico, quatro setas, botões side L e side R, botão L e ZL, alem de + e o botão de screenshot. Já o joycon direito possui os botões A, B, X e Y, um analógico(que é o direito), botão -, ZR, SL, SR e botão HOME, além de um sensor no analógico.

Em relação a peso, os joycons são bem leves, feitos para segurar com uma mão cada. Não cansam o braço para segurar.

Já na ergonomia, quando usados na grip que você os encaixa para jogar, são bem confortáveis, mas jogar em modo de um joycon por pessoa é bem complicado. Por serem pequenos, pode ser complicado de segurar para algumas pessoas. Eu mesmo tenho esse tipo de problema. Usando os acessório adicionais que encaixam com a tira, ajuda um pouco.

Os joycons possuem sensores de movimento, giroscópio e acelerômetro, os quais são usados em alguns jogos como Mario Party e Mario Tennis. A resposta do sensor é boa. Dá alguns bugs, mas nada que atrapalhe a gameplay nesses jogos.

Os joycons tem alguns acessório que podem ser acoplados neles.
Um dos acessórios é a GRIP, que é basicamente um suporte para controle. O dono de Switch encaixa os joycons nela e usa os mesmos como se fossem um controle único. Vem na caixa do console.
Outro acessório é o Strap, que é um encaixável que tem dois botões adicionais e uma fita para colocar no pulso, a fim de evitar acidentes(veja os vídeos de acidentes do Wii). Vem dois straps na embalagem, um para cada joycon. Os straps são utilizados quando se joga com um joycon por jogador ou quando joga algum jogo de sensor, como Mario Tennis, Super Mario Party, RingFit ou jogos de dança.

E claro, como qualquer controle, os joycons também tem seus problemas. Foram relatados vários problemas de drift nos analógicos, que é quando o controle está parado e o personagem fica andando sozinho, dá pra resolver com uma calibragem dos analógicos. Outro problema é que os joycons podem perder conexão sem fio com o console, e isso é resolvido ressoldando a placa de sinal sem fio.

No geral, os joycons são bons controles. Por serem mais leves do que os Wii Remotes e os PSVR Wands, podem ser usados por mais tempo em modo de sensor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, mas de forma respeitosa. Comentários ofensivos serão moderados.